13 de dez. de 2011


Proerd é um Programa cooperativo entre escola, Polícia Militar e família. É mais um fator de proteção que as Polícias Militares do Brasil vem trabalhando para somar na escola com uma orientação e conscientização para uma vida saudável através de um modelo de tomada de decisão.
O Proerd na escola tem como base o princípio da integração social, com muita participação dos alunos. Nas aulas temos apoio, colaboração e acompanhamento dos professores. O programa tem um material didático de apoio (livro do estudante), composto de lições que abordam fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnica para se resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de se lidar com o estresse, promoção da auto-estima, tomada de decisão e valorização à vida.
O Proerd - Programa Educacional de Resistência as Drogas, foi criado por duas professoras pedagogas do Distrito Escolar da cidade de Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1983 com a sigla D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistance Education) e apresentado ao departamento de Polícia de Los Angeles – EUA. Teve boa aprovação e com dois anos de aplicação o Programa estava em todos os Estados americanos. Rompeu-se fronteiras e atualmente já vem sendo aplicado em mais de 55 países. Com isso o Instituto Nacional de Estudo Sobre Abuso de Drogas – NIDA, um dos maiores centros de pesquisa sobre álcool e drogas do mundo, referenda o Programa como sendo um dos mais eficazes modelos de prevenção às drogas em todo o mundo.
No Brasil o programa iniciou-se no Rio de Janeiro em 1992 e foi se expandindo para outros Estados. Chegou em Estado de Mato Grosso no ano de 2000 especificamente em Cuiabá e Várzea Grande. No Brasil, tamanha foi à aceitação por parte das escolas e comunidade, que atualmente o programa já atende todos os estados brasileiros, seja em escolas públicas ou privadas.
Em visita aos Estados Unidos alguns Oficiais da PMRJ conheceram o Programa. Foi então que se articulararam no sentido que pudessem trazer o programa para o Brasil. Desta forma em 1992 o Cmdo da PMERJ conseguiu que alguns policiais americanos, mentores do D.A.R.E., viessem para o Rio de Janeiro e formaram alguns instrutores da PMRJ. Formaram uma comissão “aportuguesaram” o nome do Programa para Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e á Violência. O único país que nacionalizou e mudou o nome da sigla original. Para que pudesse ampliar o número de policiais instrutores foi necessário novamente a vinda de mentores do D.A.R.E., desta vez para formar mentores para o Proerd da PMERJ. Então fora formado a primeira equipe de mentores do Proerd no Brasil. 
Em 1993 a PMESP implantou o Proerd no Estado São Paulo, em 1994 a PMDF no Distrito Federal, depois Santa Catarina, depois Minas Gerais etc.
Em 2000 o Cmdo da PMMT recebeu um convite da PMESP para que enviasse um oficial representando nossa Instituição em um evento promovido por aquela instituição. No referido evento fora divulgado o Proerd. Na ocasião o então Cap PM Alberto de Barros Neves, atualmente Maj PM Alberto, foi o oficial quem esteve no evento e apresentou ao Cmdo da PMMT o que seria o Proerd. Desta feita o Cmt Geral da PMMT concedeu ao referido oficial a função de Coordenador estadual do Proerd. Desta feita, o então primeiro Coordenador Estadual do Proerd divulgou um ofício nas UPMs de Cuiabá e Várzea Grande, solicitando policiais que preenchessem alguns pré-requisitos, a participarem de uma seleção para um curso de formação de instrutores do Proerd.




Alunos em foto com o PM Marcos Barbosa, inclusive eu (de branco)

Com a divulgação nas UMPs compareceu 45 policiais, para a seleção, no QCG. Então o Coordenador passou um vídeo sobre o Proerd e esclareceu o que era Proerd. Divulgou que o curso seria em Porto Velho – RO e que havia apenas cinco vagas para o curso de formação de instrutores do Proerd, que uma já era dele por ser o Coordenador Estadual do Proerd. Em dois dias os policiais participaram de atividades, avaliativas e eliminatórias, com o Coordenador e equipe. Na seleção ficou apto a participar do curso de formação de instrutores do Proerd os seguintes policiais,: O então Sd Eronildo (atualmente 2º Sgt), a então Sd Jucemara (atualmente 2º Sgt), o então Sd Sávio (atualmete Cb), o Sd Aristóteles.

Em junho de 2000 os quatro policiais selecionados, mais o Coordenador participaram do curso em Porto Velho – RO durante duas semanas. Que esteve Coordenando o referido curso o então 1º Ten PMESP Rigui, com equipe de uma pedagoga de SP e seis mentores, sendo: dois da PMESP, dois da PMERJ e dois da PMDF. Entre os alunos a instrutores estavam policiais 30 policias das seguintes Polícias: 5 da PMMT, 5 da PMRR, 9 da PMAC e 11 da PMRO. Desta forma em julho de 2000 iniciou o Proerd em Mato Grosso com cinco instrutores. Na época o Proerd era aplicado em 17 semanas (17 lições) nas escolas. (detalhes na pág. 6)
Retornando do curso fora criado uma diretriz para regulamentar em Mato Grosso o Proerd na PMMT. Posteriormente em 2002 foi criado um decreto Estadual regulamentando o Proerd na PMMT. (detalhes na pág. 7)
No ano de 2001 fora realizado um curso de formação de instrutores do Proerd para policiais da PMMT em Cuiabá – MT. Que teve como equipe de formação: Uma Pedagoga do RJ 1 máster da PMERJ, 1 mentor da PMERJ, 2 mentores da PMDF e 2 mentores da PMESP. Participaram do curso policiais dos seguintes atuais Comandos Regionais: Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Tangará. 
Em 2002 cinco instrutores, mais o Coordenador, participaram do curso de formação de mentores do Proerd em Porto Velho-RO. Que teve como equipe de formação: Uma Pedagoga da PMSC, 1 máster da PMSC, 2 mentores da PMDF, 2 da PMESP e 2 da PMERJ. Na qual participaram policiais: o então Cap Alberto (atualmente Maj), a então Cb Rita (atualmente 2º Sgt) o então Sd Eronildo (atualmente 2º Sgt), a então Sd Jucemara (atualmente 2º Sgt), o então Sd Carlos Leite (atualmente 2º Sgt), o Sd Aristóteles. Desta forma iniciava a primeira turma de mentores do Proerd da PMMT
Em 2003 fora realizado um 2º curso para formação de instrutores do Proerd para policiais da PMMT em Várzea Grande-MT. Que teve como equipe de formação: Uma pedagoga do DF, 1 máster da PMDF, 2 mentores da PMERJ e 4 mentores da PMMT. Nesta época, logo após o curso, houve a troca do Coordenador Estadual do Proerd. Que assumiu o Maj PM Márcio Thadeu Firme.
Em 2003 o Proerd passou a ter uma transformação nacional, foi então que a PMMT enviou a Manaus-AM três mentores, o então Sd Eronildo (atualmente 2º Sgt)então Sd Carlos Leite (atualmente 2º Sgt), o Sd Aristóteles, para uma atualização de currículo do Proerd. Que teve como equipe de formação: Uma Pedagoga dos EUA, 1 mentor do DP de Los Angeles-EUA, 2 mentores da PMDF e 3 mentores da PMESP. Os alunos eram 70 policiais mentores e instrutores das seguintes polícias: PMMT, PMAM, PMRO, PMTO, PMRR, PMAC, PMAP, PMMA, PMBA, PMAL, PMSE, PMPE, PMRN, PMPA, PMCE, PMPI, PMMS E PMDF.
Em 2003 fora realizado um encontro nacional do Proerd promovido pela PMESP, em comemoração dos 10 anos de aplicação do Proerd em SP. Neste encontro, da PMMT foram os seguintes policias: Maj Thadeu e o 3º Sgt Alan.
No final de 2004 houve a troca do Coordenador Estadual do Proerd. Que assumiu o então Maj PM Jacques Lopes da Cunha (atualmente Ten Cel).
Em 2005 houve uma atualização de mentores ao novo currículo do proerd. Que participou como aluno do Curso o Sd PM Aristóteles e como ouvinte o então Maj PM Jacques (atualmente Ten Cel).
Em 2005 fora realizado o 3º curso para formação de instrutores do Proerd para policiais da PMMT em Tangará da Serra para o CR de Tangará da Serra-MT. Que teve como equipe de formação: 1 máster da PMDF, 2 mentores da PMDF, 1 mentor da PMSP, 1 mentor da PMMT e 2 mentores da PMPR.
Em 2005 fora realizado um encontro Estadual e Nacional do Proerd em Faxinal do Céu-PR. Foram ao encontro: o Coordenador Estadual do Proerd e vários instrutores.
Em 2006 fora realizado 4º curso para formação de instrutores do Proerd para policiais da PMMT em Cáceres para o CR de Cáceres. Que teve como equipe de formação: Uma Pedagoga de SC, um Pedagogo de MT, 1 máster da PMSC, 3 mentores da PMSC e 1 mentor da PMMT.
Em 2006 a PMAM ofereceu 8 vagas para o curso de formação de mentores ao novo currículo do Proerd, realizado em Manaus-AM, na qual a PMMT através da Coordenação Estadual do Proerd avalizou e enviou para o referido 8 policiais: , 3º Sgt Eronildo (atualmente 2º Sgt), 3º Paulo (atualmente 2º Sgt), o Sgt, 3º Sgt Hélio (atualmente 2º Sgt), Cb Mervile (atualmente 3º Sgt), Cb Iremar, Cb Rita, Sd Cristina Ferri e Sd Ana Paula. Que também participaram policiais da PMRN e PMAM. Que teve como equipe de capacitação: Uma Pedagoga de SC e 7 másteres da PMSC.
Em 2006 fora realizado 5º curso para formação de instrutores do Proerd para policiais da PMMT em Sinop para o CR de Sinop. Tendo como equipe de capacitação: 1 Pedagogo de MT, 1 máster da PMSC, 3 mentores da PMSC e 1 mentor da PMMT.
Em 2006 fora realizado 6º curso para formação de instrutores do Proerd para policiais da PMMT em Barra do Garças para o CR de Barra do Garças. Que fora oferecida uma vaga para a PMGO. Tendo como equipe de capacitação: 1 Pedagogo de MT, 1 máster da PMSC, 1 mentor da PMSC e 5 mentores da PMMT.
Em 2006 fora realizado 7º curso para formação de instrutores do Proerd para policiais da PMMT em Várzea Grande, para os CRs de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Que fora oferecida uma vaga para a PMGO. Tendo como equipe de capacitação: 1 Pedagogo de MT, 1 máster da PMSC, 1 mentor da PMSC e 5 mentores da PMMT.
Em 2006 fora realizado um encontro Estadual e Nacional do Proerd em Faxinal do Céu-PR. Foram ao encontro os seguintes policias: o então 1º Ten Teodoro (atualmente CaP), a Cb Rita, Sd Cristina Ferri e Sd Fernandes.
Em 2006 a PMPR ofereceu a PMMT uma vaga para instrutores do Proerd. Que foi enviado o Sd Evandro.
Em 2007 foram enviados a delegação dos Jogos Panamericanos os seguintes policiais: Cb Mervile (atualmente 3º Sgt) que participou do curso de formação de instrutores do Proerd para pais ou responsáveis e atual nas comunidades dos morros cariocas formando várias turmas de pais ou responsáveis, Cb Rita, Sd Cristina Ferri (trabalharam na coordenação de projetos) e Sd Zeni que também participou do curso de formação de instrutores do Proerd para pais ou responsáveis e atuou em várias comunidades dos morros cariocas, formando várias turmas de pais ou responsáveis.
Em 2008 a PMDF ofereceu três vagas para mentores e três vagas para instrutores do Proerd. Que participaram do curso de formação de mentores os seguintes policiais: Ten Cel Jacques, a 3º Sgt Alice (atualmente 2º Sgt), o Sd Andrade e para o curso de formação de instrutores foram enviados os seguintes policias: Maj Nivaldo, Cb Gierly e Sd Enéias.
Em 2008 fora realizado um encontro Estadual e Nacional do Proerd em Faxinal do Céu-PR. Foram ao encontro: o Coordenador Estadual do Proerd e vários instrutores de Mato Grosso. Que participaram do curso de formação de instrutores do Proerd para pais ou responsáveis os seguintes policiais: Ten Cel Jacques, o 3º Sgt Eronildo (atualmente 2º Sgt), 3º Sgt Paulo (atualmente 2º Sgt) e a 3º Sgt Alice (atualmente 2º Sgt).
Em 2008 a PMSC ofereceu uma vaga para mentor do Proerd. Que fora enviado o seguinte policial: 2º Ten PM Dênnis
Em 2008 fora realizado 1º curso para formação de instrutores do Proerd para pais ou responsáveis para policiais da PMMT em Poconé-MT. Que policiais de várias cidades participaram do referido curso. Tendo como equipe de capacitação: 1 Pedagogo de MT, 1 máster da PMSC, 1 mentora da PMTO e 5 mentores da PMMT.


Em março de 2009 a PMSC ofereceu para a PMMT seis vagas para curso de formação de Máster. Que participou da formação: Ten Cel Jacques, Ten Dennis, Sgt Eronildo, Cb Rita, Sd Cristina Ferri e Sd Aristóteles. Além da PMSC e PMMT, também participou do curso policiais da PMTO, PMGO, PMRS e PMAM. 
Em 2010 a PMTO ofereceu 3 vagas para o curso de formação de mentores ao novo currículo do Proerd, realizado em Tocantin-TO, na qual a PMMT através da Coordenação Estadual do Proerd avalizou e enviou para o referido 3 policiais: Cb Lidiane Sd Zeni e Sd Mariza. Que teve como equipe de capacitação: Masteres da PMSC, PMPR e um Pedagogo de PMSC.



Na última semana foi realizado esse projeto aqui na escola estadual Vinícius de Moraes ministrada pelos policiais militares Marcos Barbosa e Jarbas Ferreira, que esclareceram assuntos ligados as drogas, como se prevenir, o cuidado que os pais tem que ter para com seus filhos e sobre o afeto que muitos pais não dão à suas crianças, criando um vínculo afastado entre pais e filhos dando mais abertura para que a crianças se envolva com violência, drogas e outros males, podendo levar até a morte. Em dois dias o curso não foi possível ter sua execução normal, pois nossa cidade sofreu com quedas de energia sem a explicação dos nossos administradores de energia elétrica. Enfim, foi uma semana de muitas informações e aprendizado, com um bom humor apresentado pelos PM's na execução das palestras. Esperamos que no ano de 2012, possamos ter novamente esse curso, pois é de grande destaque e valia para a população, principalmente para os jovens. 

Tagged: ,

3 comentários:

Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não insultar autor ou leitores da postagens
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.