15 de dez. de 2011


Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o craque de nome pomposo e futebol refinado morreu na madrugada do dia 4 de dezembro, horas antes de o seu Corinthians conquistar o quinto título nacional.

sócrates, 1986, 300Em seus últimos meses de vida, o ex-jogador sofreu com as consequências do alcoolismo e morreu vítima de infecção generalizada. Dentro de campo, será sempre lembrado pelos títulos no Corinthians e por ter feito parte de um dos melhores times da história, a seleção brasileira de 1982.

Formado em medicina, o Doutor se destacou ainda por seu ativismo político e pelas causas que defendeu. Foi um dos líderes da Democracia Corintiana, movimento que dava aos jogadores o poder de decisão sobre a programação do time. A consequência mais destacada desta mudança do regime hierárquico foi a abolição das contratações.

Sócrates ainda teve papel importante no movimento das Diretas Já, que tinha o objetivo de devolver ao povo o direito de escolher seus representantes pelo voto.

Como a proposta não passou pelo Congresso, Sócrates deixou o Corinthians e foi jogar pela Fiorentina, da Itália, onde não teve sucesso.

Ao encerrar a carreira, passou a se dedicar à medicina e virou comentarista de TV.

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não insultar autor ou leitores da postagens
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.