17 de fev. de 2012


http://i2.r7.com/aluna-cabelo-azul-hg-20120217.jpgUma aluna de 16 anos do 2º ano do ensino médio de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi proibida pelo diretor da escola de assistir às aulas por ter pintado o cabelo de azul. O polêmico caso ocorreu no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.

Indignado, o pai da adolescente, o advogado Guilherme Diamantino, já matriculou a filha em outra instituição e estuda acionar a Justiça pelo constrangimento imposto à estudante.

Ele contou que o diretor do colégio, Danival Roberto Alves, chamou a menina na última segunda-feira e disse que ela precisava "se adequar à disciplina da escola ou teria de se retirar".

- Fui à escola no mesmo dia e conversei com o diretor. Deixamos acertado duas coisas: uma que eu falaria com minha filha e ela decidiria se queria ficar ou não. Se ela não quisesse, eu teria um tempo para procurar outra escola.

Na terça-feira, a garota assistiu à aula normalmente. Na quarta-feira, porém, ela foi barrada pelo porteiro.

O pai diz que desde então o diretor não mais o atendeu. 

- Ele combinou uma coisa e fez diferente.

Procurada, a direção da escola informou que não iria se pronunciar.

A história ganhou as redes sociais, onde Diamantino fez um desabafo e vários estudantes declararam apoio à adolescente. A aluna deu uma única entrevista, a um blog, onde descreveu como foi barrada. 

- Foi extremamente humilhante, e na frente de todos.

Para Mário Lúcio Quintão Soares, conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a decisão da escola fere o direito básico à dignidade e à identidade da pessoa humana.

- Em hipótese alguma o educador pode coibir o comportamento dela de pintar o cabelo de azul. Foi uma decisão conservadora, atrasada, anacrônica. Essa escola prestou um desserviço à educação.

do R7

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não insultar autor ou leitores da postagens
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.