18 de fev. de 2012


A folga de carnaval dos titulares santistas só começaria oficialmente depois da partida contra o Mirassol, neste sábado. Nada que impedisse Neymar & Cia. de iniciarem a folia ainda no gramado do estádio José Maria Maia, em Mirassol. Abram alas, o bloco do Santos quer passar no Paulistão! Juan, estreante da noite, mostrou harmonia nota 10 com o restante dos companheiros e marcou o primeiro gol na boa vitória por 3 a 1. Mestre-sala e porta-bandeira, Ganso e Neymar também fizeram boa partida e agora caem no samba ainda mais empolgados neste domingo. E Borges, o responsável pela comissão de frente, desencantou.
A derrota para o The Strongest, da Bolívia, por 2 a 1, irritou o técnico Muricy Ramalho: o cansaço da Libertadores não seria desculpa e estavam todos escalados para este sábado. Azar do Mirassol, que pagou o pato pelo excesso de erros alvinegros em La Paz. O Peixe começou empolgado e não demorou a marcar o primeiro. Borges ampliou, de pênalti, no início da segunda etapa e Edu Dracena fechou o placar que deu ao time a quinta colocação.
Já o Mirassol, que vinha de três jogos sem perder e parecia recuperado do mau início de competição, foi derrotado mais uma vez. Preto marcou o gol de honra da equipe, que chegou a pressionar no segundo tempo, sem forças para empatar. Para piorar, ampliou a “maldição” contra os grandes: nunca venceu nenhum dos quatro na Série A1 do Paulista e caiu para a 12ª posição.

O Santos se reapresenta na segunda-feira, mas só volta a campo na Quarta-Feira de Cinzas, contra o Comercial, às 19h30 (de Brasília), na Arena Barueri – o gramado da Vila Belmiro segue em reforma. No Gilbertão, em Lins, o Mirassol enfrenta o Linense no mesmo dia e horário.

Peixe começa ligado, e Juan brilha
Foi só Neymar dar as caras na porta do vestiário para que dezenas de crianças cercassem o craque na subida ao gramado. Os holofotes estavam voltados ao camisa 11, mas quem chamou a responsabilidade no primeiro tempo foram Paulo Henrique Ganso e o estreante Juan. Com chutes de longa distância, enfiadas de bola e boa movimentação, a dupla chegou com perigo nos primeiros minutos. E o Peixe não demorou a abrir o placar. Após bola cruzada pela direita e cabeçada de Arouca, o lateral-esquerdo pegou a sobra da zaga: de longe, soltou o pé e marcou um golaço, o primeiro pelo Peixe.
A desvantagem logo aos 12 minutos de jogo obrigou o Mirassol a mudar de estratégia. Antes na defensiva, o time comandado pelo meia Xuxa (que usava a camisa 105 em referência ao número de jogos pelo clube) ensaiou lançar-se mais ao ataque, sem sucesso. A avenida se abriu ainda mais para o Peixe desfilar sua habilidade.
Henrique e Ibson comandavam a marcação e facilitavam a vida do setor ofensivo. Ganso, Neymar, Fucile e Juan tinham muita liberdade para criar - todos eles se movimentavam muito no campo de ataque. Mas só até os 30 minutos. Cansados do jogo tenso na Bolívia, os santistas colocaram o pé no freio e pareciam ficar à espera de nova chance para ampliar.
O zagueiro Dezinho aproveitou um vacilo no meio de campo do Santos e partiu como elemento surpresa do Mirassol. Lançou-se ao ataque no fim da primeira etapa e chutou em cima de Durval, em um dos raros avanços do time da casa – que se animou nos últimos minutos, mas não mostrou qualidade para empatar quando Santos se acomodou. Aliás: a derrota pouco elástica poderia até ser comemorada no intervalo.
Ganso no jogo do Santos contra o Mirassol (Foto: Ag. Estado)
Mirassol assusta, mas Santos acorda e mata o jogo
Se o Mirassol tinha esperanças em partir com tudo para cima e conseguir o empate rapidamente, o plano ruiu no primeiro minuto de jogo. Ganso cruzou na área, a bola tocou na mão de Acleisson e o juiz marcou pênalti - lance polêmico. Borges, que parecia fora de sintonia e apagado no primeiro tempo, cobrou com segurança e desencantou na temporada. A vantagem de dois gols era tudo que o Santos queria para “cozinhar” a vitória. Faltou combinar com o Mirassol.
Minutos depois de o Peixe marcar, Ibson falhou na entrada da grande área, Xuxa roubou a bola e Preto chutou forte para diminuir. O goleiro Aranha, que ainda não havia trabalhado na partida, estava desligado no lance e só assistiu a bola entrar. O gol animou o Mirassol e foi muito sentido pelo Peixe, que seguia perigosamente administrando a vantagem simples. Muricy logo constatou o abatimento e lançou Elano para movimentar o meio de campo alvinegro. Ibson, o responsável por "entregar a paçoca" para o Mirassol, foi quem saiu.
Mas quem tem Neymar sabe que pode surpreender a qualquer minuto. O camisa 11 arrancou no contra-ataque em velocidade, tabelou com Juan e tentou Elano na área. O lateral-esquerdo ficou com a sobra, levantou na área e a zaga afastou o perigo. Era o que o Santos precisava para animar. Um minuto depois, Elano cobrou falta na área e o capitão Edu Dracena antecipou-se à marcação em jogada ensaiada: testou firme no alto, sem chances para o goleiro Fernando Leal. Borges e Dimba, no fim, também perderam chances claras de gol.
Neymar parecia bastante incomodado em cair na folia sem deixar um golzinho sequer em Mirassol. Aos 25, o atacante fez boa jogada individual e arriscou na grande área, sem sucesso. Minutos depois, repetiu o lance e chutou por cima da meta – quanto mais apanhava, mais ele se animava. Só não marcou aos 35, inclusive, porque enfeitou demais. Depois de receber lindo passe enfiado de Ganso, Neymar esperou a saída do goleiro e tentou por cobertura, mas sem a força necessária. Nada que vá tirar a empolgação da festa do craque no carnaval de Salvador.
Borges comemora gol do Santos contra o Mirassol (Foto: Ag. Estado)
do Globoesporte

Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não insultar autor ou leitores da postagens
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.