18 de fev. de 2012


O temporal que caiu na tarde da última sexta-feira (17) assustou, mas não atrapalhou o primeiro dia do Carnaval 2012 em São Paulo.
Com samba-enredo sobre o amor, a Camisa Verde e Branco abriu a primeira noite de desfiles do grupo especial. Para comemorar o sentimento mais nobre do ser humano, o destaque da escola foi um casamento realizado em plena avenida. Após a comissão de frente, que simulou os guardiões do templo do amor, a escola colocou na avenida carros suntuosos, mas que apresentaram problemas.
Já a Império da Casa Verde, próxima escola a entrar na avenida, contou a história da visão. Com o enredo Na Ótica do Meu Império o Foco É Você, a agremiação mostrou ao público como se desenvolveram os equipamentos que usam lentes. Personagens conhecidos que souberam usar óculos de forma peculiar também foram mostrados durante o desfile, com referências a John Lenon, Ray Charles, Gandhi. Um dos casais de mestre-sala e porta-bandeira da Império apareceu na avenida como se estivesse banhado em ouro.
Em uma hora e quatro minutos, um minuto a menos que o tempo permitido, a X-9 mostrou as riquezas do sertão. Um carro-máquina foi a construção feita para o carro abre-alas da agremiação da zona norte, par dar o clima de Rally dos sertões à festa. Mas a alegoria mais imponente do desfile foi a quarta, com um imenso bumba meu boi no centro. O carro repleto de colorido e fitas empolgou o público no Anhembi. A alegoria que homenageou o Rei do Baião Luiz Gonzaga também levantou a arquibancada. Outro destaque do desfile foi a bateria, repleta de “quebradinhas” e com direito a um novo instrumento para marcar o ritmo: o ripaton, uma espécie de tambor de madeira.
Campeã do Carnaval paulistano no ano passado, a Vai-Vai tenta o bicampeonato neste ano com uma samba-enredo que homenageia a mulher, Mulheres que Brilham. A Força Feminina no Progresso Social e Cultural do País. Os destaques de chão foram o diferencial da escola do Bixiga. A musa Ive Mesquita fez uma performance com fogos de artifício em que se passou por Anastácia, a escrava que lutou contra o preconceito e a ausência de liberdade. Artistas vivas como Claudia Raia, Marisa Orth, Elza Soares, e a apresentadora Ana Hickmann também abrilhantaram o quarto alegórico da Vai-Vai.
Com um desfile de R$ 3 milhões para homenagear Roberto Justus, a Rosas de Ouro foi a quinta escola a entrar no Anhembi. A comissão de frente, batizada de “era uma vez”, revelou já de início o intuito do desfile. Um livro gigantesco foi aberto para contar a fábula de um desfile encantado. Seres do reino encantado foram revelados a cada passagem de ala, começando pelo mago das Crônicas de Nárnia, passando por Harry Potter e milhares de lendas e personagens da ficção. O desfile da escola da Freguesia do Ó foi o mais luxuoso da noite.
Vice-campeã no ano passado, a Acadêmicos do Tucuruvi veio com o tema O Esplendor da África no Reinado da Folia. Com um desfile harmonioso, a escola, que foi a sexta a entrar no sambódromo, apostou em um samba-enredo que contava os primeiros povos africanos e sua influência na construção da identidade brasileira. Entre as musas, destaque para modelo Caroline Bittencourt que atraiu os olhares de todos como madrinha.
Com o dia raiando, a Mancha Verde, a última escola a desfilar neste primeiro dia do Carnaval paulistano, surgiu na avenida com o samba-enredo Pelas Mãos do Mensageiro do Axé a lição de Odú Obará: A Humildade.  Homenageando alguns de seus ídolo no futebol, pelo Palmeiras, claro, a agremiação teve o ex-goleiro Marcos e Edmundo mostrando o (pouco) samba no pé. A comissão de frente deu show com uma apresentação primorosa contando algumas lendas dos orixás. Com as belas Viviane Araújo, à frente da bateria, e a legendária Juju Salimeni, a escola passou com tranquilidade pelo sambódromo, fechando com chave de ouro o primeiro dia de desfiles de São Paulo.
Neste sábado (18), mais sete escolas desfilam seus enredos. Dragões da Real, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel e Tom Maior tentarão justificar ao público e aos jurados porque merecem o título de melhor Carnaval de 2012.

Veja Fotos:

Camisa Verde e Branco


Império da Casa Verde



X-9 Paulistana

Vai-Vai

Rosas de Ouro

Acadêmicos do Tucuruvi

Mancha Verde

do R7



Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não insultar autor ou leitores da postagens
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.