29 de jan. de 2012


Coordenador do Centro de Internação Anti-Veneno, Dr. José Antônio de Figueredo (Foto: Marcelo Ferraz/G1)Com aumento das chuvas nesta época do ano, as ocorrências com animais peçonhentos é mais frequente. Os casos com ataque de cobras, aranhas e escorpião pode trazer transtorno para população, principalmente nas regiões rurais e nos bairros periféricos, onde existe mais contato com habitat dos animais. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2011, foram notificados 1.880 acidentes dessa natureza em Mato Grosso.
O gerente de núcleo de apoio a Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Márcio Freire, alerta que a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros quando se deparar com serpentes e outros animais peçonhentos nos quintais ou no interior das casas. O Centro de Controle de Zoonoses do Município (CCZ) também faz o recolhimento correto desses animais.
O especialista revela que não se deve amarrar ou tentar sugar o veneno no local da picada, nem cortar, aplicar borra de café, fumo ou fazer qualquer outro tipo de intervenção sem orientação técnica. Tais procedimentos podem ocasionar contaminação, necrose, amputações e até mesmo a morte da vítima. Ele disse ainda, que nunca se deve dar bebidas contendo álcool. “Os danos causados por esses tipos de animais peçonhentos podem trazer sequelas dependendo da intensidade do veneno. As criança e os idosos são mais vulneráveis aos efeitos da picada”. Segundo Freire, a recomendação é que a vítima se mantenha calma. e, logo após, levá-la a uma unidade de saúde.
Cobra entrou em residência e picou uma criança de 11 anos (Foto: Marcelo Ferraz/G1)
O coordenador do Centro de Internação Anti-Veneno (CIAV) , Dr. José Antônio de Figueredo, acrescenta que o paciente picado por um animal peçonhento deve ser atendido o mais rápido possível. “O tempo é determinante para o paciente ser tratado. Quanto mais rápido o soro ser ministrado, menor a chance do veneno provocar maiores lesões na vítima”.O médico ressaltou a importância de trazer, se possível, o animal que picou o paciente. “Identificando rapidamente o animal peçonhento temos mais precisão de escolher o soro específico e começar o tratamento de imediato”, afirmou o médico. Assim como fez a dona de casa Juvenilde Ferreira da Silva, de 40 anos, quando ouviu a filha de 11 anos gritar de dor após ser picada por uma de uma cobra jararaca em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. . Ela matou o animal e o colocou em uma sacola, com a intenção de identificar o soro adequado.
Confira as medidas de prevenção contra picadas de animais peçonhentos:
Serpentes
A medida de prevenção mais comum para evitar acidentes que envolvam serpentes é evitar os locais onde elas podem ser encontradas. Se tiver que adentrar o habitat das Serpentes a pessoa deve fazer isso calçando botas de cano longo, calças compridas de tecido grosso e camisa de manga comprida do mesmo tipo de tecido. Em depósitos de grãos, por exemplo, os cuidados devem ser redobrados e os trabalhadores devem se movimentar sempre com muita atenção. Nos casos em que as pessoas sofram ataque devem procurar, imediatamente, ajuda médica na unidade de saúde mais próxima.

Escorpiões
Uma das maneiras mais comuns de os escorpiões entrarem em contato com os humanos é invadindo as residências por meios dos canos de esgoto, local onde vivem as baratas. Eles penetram no esgoto em busca das baratas, que lhes servem como alimento, e daí entram nas casas através dos ralos dos banheiros ou da cozinha. A recomendação é a vedação das tampas dos ralos, enquanto não for necessário seu uso. Outro local onde as baratas vivem, e onde os escorpiões podem ser encontrados, são as caixas de gordura das residências. Nesse caso a limpeza freqüente dessas caixas de gordura pode evitar o perigo de ser picado por um desses animais.

Aranhas
Para prevenir e reduzir o número de acidentes com aranhas algumas das recomendações são: manter limpa a casa e a área ao seu redor e, evitar lixo e entulhos que podem servir de abrigo para muitos desses animais, tapar frestas e buracos nas paredes, tapar ralos de pias e de banheiros, examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho antes de usá-las e não colocar as mãos em tocas, buracos ou ocos de árvores.

Abelhas
A melhor prevenção é não se aproximar da colmeia. Para se proteger, é preciso usar botas, calças e camisas de manga comprida feita de tecido grosso.

Lagarta Lonômia
De coloração marrom-esverdeada, a lagarta gosta de ficar em grupo nos troncos das árvores, o que faz sua cor se confundir com o tronco. O veneno, que é transmitido quando a vítima entra em contato com as cerdas (espinhos) do corpo da lagarta, pode causar hemorragia cerebral. A única prevenção se constitui em muita atenção ao andar em local de floresta.


Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não insultar autor ou leitores da postagens
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.