12 de dez. de 2011


300px BR 174 Sul Atenção, Colniza/MT e Municípios da região noroeste de MT são inclusos no traçado da BR 174.A Comissão de Viação e Transportes aprovou o Projeto de Lei nº 3.117/2008 do Senado federal que modifica o traçado da BR-174, que atravessa os Estados de Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima. Na proposta incluem-se os seguintes pontos de passagem da rodovia: Porto Santo Antônio das Lendas, Cáceres, Pontes e Lacerda, Juína, Jurueba, Aripuanã, Colniza e Manicoré. O objetivo é melhorar as condições de acessibilidade aos municípios matogrossenses e aumentar o desenvolvimento econômico e social da região.
De acordo com a proposta do PL, a modificação do traçado em Mato Grosso não implica acréscimo superior a 100 km em relação à extensão original da rodovia, o que representa pouco custo adicional para a União. O Plano Nacional de Viação determina que a cada cinco anos aconteça revisão em todos os sistemas nacionais (rodoviário, ferroviário, portuário, hidroviário e aeroviário), tendo em conta que o avanço populacional das fronteiras urbanas é observado em diversas regiões, nada mais natural do que promover estes ajustes, no objetivo de promover a integração de áreas isoladas ao restante do país.
O relator do PL deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), explica que diante do novo contexto dessas cidades em plena expansão, a alteração do traçado é de grande importância para o desenvolvimento da região. “Quando se delineou o traçado da BR 174, início da década de 70, a região noroeste do Estado era praticamente desabitada. Mas 30 anos depois a realidade é outra, diversas cidades foram consolidadas e atividades econômicas que vão da extração mineral ao turismo ecológico e pecuária ganharam destaque”.
Publicação
O Projeto de Lei nº 3.117/2008 entrou em vigor no dia 04 de dezembro de 2011. Além dos oito municípios matogrossenses citados acima, a alteração total do traçado inclui as cidades de Vilhena, Manaus, Caracaraí, Boa Vista e a fronteira com Venezuela, totalizando cerca de 3 mil Km.

Tagged:

2 comentários:

  1. tem uma previsão de quando esse projeto vai ser lançado e posto a serviço ?
    por quê não adianta prometer, as pessoas querem ver o resultado.

    ResponderExcluir
  2. Como dono do blog sinto lhe informar que o texto não cita data para o projeto ser posto a serviço, pois sabemos que projetos e mais projetos são aprovados, e sabemos que maioria deles tem seu dinheiro liberado e nossos políticos o que fazem? Os roubam1 Esperamos que esse projeto seja feito logo e quando ele entrar em vigor, postaremos aqui! Obrigado pela visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não insultar autor ou leitores da postagens
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.