19 de dez. de 2011


O processador A5 do iPhone 4S e do iPad 2, da Apple, é fabricado pela concorrente coreana Samsung Electronics, informou a agência Reuters, segundo fontes familiares com a produção do chip. O detalhe irônico é que as empresas vivem às turras por tribunais do mundo todo em disputas de patentes, com tentativas mútuas de bloquear as vendas dos produtos do concorrente.
Um dos poucos componentes do aparelho vindos dos Estados Unidos, o processador é construído em uma fábrica recém criada Samsung na cidade de Austin, Texas, teria custado 3,6 bilhões de dólares e se tornou totalmente operacional neste mês de dezembro.
A Reuters informou também que a fábrica, que mede cerca de nove campos de futebol,  focará quase exclusivamente na produção dos chips, já que a Samsung também produz memórias flash NAND em Austin.De acordo com as fontes não reveladas da Reuters, a Samsung começou a fornecer os processadores para a Apple este ano.
A Samsung informou apenas que expandiu a fábrica no Texas para produzir processadores, entre eles o A5. A Apple não comentou o caso. O processador com dois núcleos é o cérebro do tablet iPad 2, apresentado em março deste ano, e do recém-lançado no Brasil iPhone 4S. 
A Samsung contratou 1.100 funcionários para realizar a produção do novo chip na fábrica de Austin, que produz 40.000 wafers de silício por mês, de acordo com um porta-voz da empresa sul-coreana. A fábrica da Samsung no Texas é o maior investimento estrangeiro da Samsung, cerca de 9 bilhões de dólares, de acordo com a Câmara de Comércio de Austin.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não insultar autor ou leitores da postagens
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.