14 de dez. de 2011

O nome do país está no primeiro patrocínio estampado na camisa do Barcelona na história: Qatar Foundation, negócio que renderá até R$ 420 milhões até 2016 aos cofres do Barça. O nome do país é lembrado com carinho por Pep Guardiola, que jogou dois anos no Al Ahli e foi embaixador da candidatura do Qatar para receber a Copa do Mundo de 2022. Amizade que será colocada à prova nesta quinta-feira, quando o time catalão encara o Al Sadd, representante do seu principal parceiro, na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. A partida começa às 8h30m (de Brasília) em Yokohama e vale vaga na final contra o Santos, domingo.

Messi no treino do Barcelona no Japão (Foto: EFE)

– O Qatar quer colocar seu nome no mapa. E a Qatar Foundation tem como estratégia promover o nome do país pelo mundo. Então, o governo está investindo muito dinheiro em esporte. Um exemplo é o patrocínio do Barcelona. Os sheiks querem promover o país, badalar o nome do país. Nada como associar a imagem a um time vencedor como o Barça – disse o jornalista Vaikom Ganesh, da revista qataria "Stadium".
Guardiola, Qatar e Barcelona: relação afetiva
O contrato do clube catalão com a fundação foi assinado em dezembro de 2010 e recebeu o aval dos sócios do Barça somente em setembro deste ano. Até então, o time usava apenas o logo do Unicef na camisa, mas pagava para isso. Com o acordo de cinco temporadas com a Qatar Foundation, o valor do patrocínio chegará a R$ 420 milhões até 2016. A partida contra o Al Sadd será a primeira oficial da equipe espanhola contra um rival do país do Oriente Médio.
Jorge Fossati durante coletiva do Al Sadd (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)
– É um jogo muito importante para nós também. Enfrentaremos o campeão da Ásia, em um cenário único como é o Mundial. Temos muito respeito, mas muita vontade e gana de fazer um grande jogo. Eles já demonstraram chegando à semifinal que são uma equipe competitiva. Se não estivermos 100%, poderemos não chegar à final – afirmou Iniesta.
Guardiola guarda uma relação especial com o Qatar. Como volante, atuou no Al Ahli entre 2003 e 2005, quando foi treinado pelo ex-santista Pepe. O treinador do Barça sempre fala bem da região em entrevistas e aceitou a proposta para atuar como embaixador da vitoriosa campanha do país pela Copa de 2022, mesmo a Espanha também na disputa ao lado de Portugal.
– Estar na semifinal para o Qatar é muito importante. É a primeira vez que um clube do país chega aqui. É importante para o país, que está se desenvolvendo muito nos últimos anos, de fotma incrível. Sei que na quinta o país vai estar na frente da TV vendo o jogo – contou Pep.
Messi confirmado
Responsável por levar o Al Sadd ao Mundial com a conquista da Liga dos Campeões da Ásia, o uruguaio Jorge Fossati, ex-Internacional, também acha que o Qatar vai parar para ver seu representante atuando contra a equipe mais popular do país:
– É um jogo superespecial para todos os torcedores de futebol no Qatar. Desde as mais altas autoridades até o mais simples cidadão. Não acredito que a escolha da Qatar Foundation para patrocinar o Barça tenha sido aleatória. Foi algo dirigido. Isso significa o que se pensa do clube Barcelona no país. É um jogo histórico, sem dúvida.
Pep Guardiola no treino do Barcelona no Japão (Foto: AP)Nas coletivas antes da semifinal, Fossati e jogadores do Al Sadd reconheceram que eliminar o Barça é uma missão quase impossível. Do outro lado, Guardiola e atletas do clube espanhol afirmaram várias vezes que a conquista do Mundial é uma prioridade e que o time valoriza o torneio.
O técnico catalão deverá poupar alguns titulares, já pensando na "final perfeita" contra o Santos. O Barça foi a última equipe a desembarcar no Japão, pois disputou o clássico contra o Real Madrid no sábado (vitória de 3 a 1), e teve pouco tempo para se adaptar ao fuso horário. Puyol e Iniesta devem ficar no banco, mas Lionel Messi está confirmado.


Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não insultar autor ou leitores da postagens
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.